Quem sofre de ansiedade, sabe como é difícil se desvencilhar dessa emoção. Embora seja considerada natural do ser humano, quando em excesso, pode prejudicar a nossa rotina e a saúde, necessitando cuidados para ficar sob controle.
Já tive muita ansiedade, e para dar a volta por cima, precisei desenvolver mecanismos para amenizá-la. Felizmente, uma das atividades de que mais gosto acabou se tornando uma forma de lidar com essa emoção: o desenho. Você deve estar se perguntando "como o simples ato de desenhar pode ajudar a aliviar os sintomas da ansiedade?" Calma que eu explico.
Eu utilizo o conceito da folha em branco: uma folha de papel novinha aceita todos os sentimentos que colocamos nela. É um campo no qual podemos nos expressar do nosso jeito, sem sermos julgados. Ansiedade, raiva, tristeza, amor, alegria... quaisquer sentimentos e emoções podem ser expressados no papel.
Por meio de um simples desenho, somos capazes de abrir um campo emocional de autoexpressão. O que criamos na folha de papel, fica ali: nós decidimos se mostramos para alguém, guardamos ou jogamos fora. E o melhor de tudo é que o papel não julga nosso desenho nem a maneira como nos expressamos.
Assim, quando estou muito ansiosa, canalizo a emoção, colocando o que sinto para fora, ali no papel, e ainda exercito a autoexpressão. No meu desenho, posso expressar a tristeza e a alegria, chorar e rir, sem que ninguém me olhe ou julgue. Aliás, o mesmo processo pode ser comparado a quem gosta de escrever, colocando em palavras tudo o que sente, desabafando, muitas vezes, anonimamente.
Desenhar também te ajuda a aliviar a ansiedade? Conte nos comentários de que maneira o desenho te ajuda a encarar os momentos difíceis da vida.
Antigamente eu desenhava , gostava de desenhar os mais diversos tipos de desenho, de personagens de desenho a naves espaciais e robôs, e também pessoas e paisagens e desenhos abstratos, desenhava no papel e mesmo nas carteiras escolares, muitas obras primas da imaginação se perderam e eu também acabei desistindo de desenhar. Mas, chegando a idade, deu uma sensação de saudosismo, e estou pensando em desenhar de novo, tenho um tablet para desenho, só me resta vir a inspiração…