Os cinco componentes básicos para aprender a desenhar

Postado por em

Desenhar é uma habilidade global, assim como ler, andar e dirigir. Ou seja, ela vai ficando automatizada com o tempo. A habilidade global é composta de habilidades parciais que, ao se somarem, constituem uma habilidade total. 

Uma vez que aprendemos a desenhar, somos capazes de continuar desenhando a vida toda, sem dificuldades (o mesmo acontece quando aprendemos a ler, por exemplo). Assim, quanto mais praticamos e aprimoramos a técnica e o refino do desenho, mais satisfatórios serão os resultados que conseguirmos.  

Segundo a artista Betty Edwards, autora do livro “Desenhando com o lado direito do cérebro”, uma pessoa é capaz de aprender a desenhar em um período curto. Para isso, é preciso desenvolver cinco componentes básicos, formados pela capacidade de: 

1) Percepção das bordas

2) Percepção dos espaços

3) Percepção dos relacionamentos

4) Percepção de luzes e sombras

5) Percepção do todo (gestalt)

A autora acrescenta ainda duas habilidades adicionais a estas, consideradas avançadas, para que o desenho seja criativo e expressivo:

6) Desenhar de memória

7) Desenhar a partir da imaginação

Betty destaca que, quando estamos aprendendo uma habilidade global, o início é mais árduo, até compreendermos cada uma das técnicas e, posteriormente, sermos capazes de integrá-las no ato de desenhar. 

Para saber mais sobre o processo de aprendizado do desenho e de suas técnicas, fique ligado no blog. Há muitas dicas e novidades que certamente vão ajudá-lo neste caminho.

 

Aprendizado Betty Edwards Desenho

← Postagem anterior Postagem seguinte →


comentários


  • IFDvepAOJwl

    UOczvDFueyYG em
  • oAYXEFvKzmbaPCNe

    iLfZStrQEM em
  • WtHCjmdfwrJ

    ugRfKWwqMI em
  • eLatDZlkvsH

    VcsYxUrXNmOAblBy em
  • Quer aprender a desenhar?
    Aprenda a Desenhar os seus personagens favoritos, mesmo se você não nasceu com o “dom de desenhar”.
    Acesse esse link e aproveite https://bit.ly/AprenderDesenharPersonagensfavoritos

    Gabriel em


Deixe um comentário