Liz Steel é arquiteta e depois de longos anos nos escritórios, descobriu mesmo que sua paixão era o desenho.
O modo como ministra seus workshops está pautado em explicações arquiturais e representações gráficas explicativas.
Seu workshop no Porto se chamou: "Está tudo nos detalhes" e tínhamos como exemplo a catedral dos Clérigos. Em um momento inicial Liz nos explicou sobre a possibilidade de ver a estrutura dentro dos detalhes e depois esboçar como estes detalhamentos se comportavam no espaço visual. O desenho pode te desafiar de diferentes formas como representação e certamente, começar pelos detalhes é uma escolha diferente e mais complexa.
Normalmente quando começo um desenho, busco a suas linhas principais e a estrutura destas linhas está para a estrutura do edifício, como seus pilares e vigas bem delineados e resolvidos estão para a utilização do grafite e linhas de nanquim mais marcadas.
Observar como a nossa percepção visual se comporta ao tentar identificar todos os detalhes é interessante, começamos com linhas que reconhecemos como principais, dentro do detalhe e então começamos a "passear" pelas formas orgânicas e delineadas. Em certo momento você se dá conta que começou a viver aquela forma e se pergunta coisas como:" como foi possível esta forma delineada e tão bem torneada em um elemento tão duro e tão bruto como uma pedra?" e então percebe o desafio dos artistas, a dedicação colocada ali para que os elementos ornamentais tomassem forma a ponto de atingir o nível espiritual da arquitetura que se pretendia.
Adorei esta experiência, até o próximo Workshop!
Muchas gracias. ?Como puedo iniciar sesion?